terça-feira, 22 de março de 2011
Sete coisas que você pode fazer com o Twitter e não sabia
O Twitter funciona como um microblog, no qual o usuário pode postar o que bem entender, desde comentários sobre o que estiver fazendo no momento, até divulgação de fatos que estejam acontecendo. A diferença neste caso é o limite de tamanho das mensagens: os tweets não podem exceder 140 caracteres.
É claro que para os usuários com perfil ativo na rede social essas serventias básicas já são mais do que conhecidas. Porém, você já pensou em aproveitar o Twitter para atividades que vão além de falar sobre a sua vida para seus seguidores?

Arranje o emprego dos seus sonhos
Classificados em jornais foram por um bom tempo a melhor forma de encontrar oportunidades de trabalhos. Porém, a internet e as redes sociais propiciaram novos ambientes para divulgação de vagas. E, com o Twitter, não poderia ser diferente.
Existem alguns perfis cadastrados na rede social que são focados nisso. Muitos deles atendem uma área específica (como o @trampos, para comunicação digital e publicidade, @vagasjornalismo e o @vagas_mkt, para marketing). Outros, como o @JobsFactory, o @curriculumvagas e o @vagas, disseminam oportunidades em vários ramos de atuação, informam sobre cursos, palestras e processos seletivos, além de fornecer dados sobre o mercado de trabalho no Brasil.

Mas, se você está mais para o tipo de profissional que prefere trabalhar como freelancer, pode procurar perfis como o @tramposFreelas, o @frilas e o @freela_com_br. Para os estudantes universitários, a dica é seguir contas que divulguem vagas de estágio e trainee, como o @vagas_trainees, @portaltrainee e o@estagios.
Vale ressaltar que grande parte dos perfis existentes cobrem, basicamente, vagas para Tecnologia de Informação e Comunicação Social, áreas com atuação mais forte nas redes sociais.Conheça o amor da sua vida pelo Twitter
Os solteiros e as solteiras de plantão também não podem brincar em serviço. O Twitter é um ótimo meio para conhecer pessoas de todo o Brasil e até de todos os cantos do mundo. Então, por que não aproveitar esta integração intensa para mudar o status de relacionamento também?Foi o que aconteceu com Viviane (30 anos) e Rafael (27 anos). Os dois se conheceram por meio do microblog e começaram a trocar mensagens. A relação começou a engatar em algo mais próximo do que uma amizade quando Viviane fez uma “brincadeira” com a sua webcam. Aos 30 anos e solteira, no dia de Santo Antônio, a moça resolveu tirar fotos simulando ameaças ao santo casamenteiro e divulgou o resultado em seu perfil do Twitter.

Esta história é um relato encontrado em um site que permite a publicação de histórias de amor diferentes. Os nomes foram trocados a fim de preservar a imagem das pessoas envolvidas, porém, o incentivo é real. Se você está solteiro, ou solteira, aproveite esta oportunidade para encontrar a sua alma gêmea.
Faça negócios!
Quem utiliza o Twitter provavelmente já deve ter se deparado com posts divulgando produtos ou promoções. Da mesma forma como empresas famosas se utilizam da rede social para conquistar seus clientes, muitos usuários também publicam mensagens quando desejam vender, trocar ou comprar objetos. Os seguidores do perfil anunciante retwittam a mensagem a fim de divulgá-la para mais pessoas. Desta forma, você tem mais chances de fechar negócio.
Caso o fato de publicar informações pessoais (número de telefone, MSN, endereço etc.) pela rede lhe incomodar, a opção mais tranquila neste caso é utilizar a opção “Direct Message”. Com elas você pode entrar em contato com possíveis compradores por meio de mensagens particulares dentro do Twitter, sem se preocupar com a divulgação em massa como aconteceria se as informações fossem postadas em um tweet normal.
Rastreie encomendas via correio
Outra funcionalidade que pode ser extraída do Twitter é a possibilidade de monitorar o andamento de entregas feitas pelos Correios. Quem costuma fazer compras pela internet já deve ter ficado em estado de ansiedade nos dias em que o produto está previsto para chegar.O pior destas situações é a falta de informações concretas sobre a trajetória do pacote, já que a maioria dos sites não passa dos status: “Pedido realizado”, “Produto enviado para entrega”, “Produto a caminho”. Quer acabar com essa agonia de ficar desinformado sobre o paradeiro de sua própria compra?

Torne-se “amigo” do seu ídolo
Uma das coisas que o Twitter propicia para seus usuários é uma aproximação inédita de pessoas famosas. Atores, cantores, bandas e apresentadores têm cada vez mais aderido à rede de microblogs para ter um contato maior com seus fãs.Entre as postagens, os perfis famosos às vezes disponibilizam detalhes sobre a vida do artista ou de pessoas com cargo público. Dessa forma, estas pessoas, que antes pareciam intocáveis, se tornam mais presentes nas vidas do público, que também pode conhecer melhor seus ídolos.

Saiba a hora certa
Para conferir a hora certa, o usuário pode seguir a conta do Big Ben no Twitter (@big_ben_clock). A página simula as badaladas do relógio de hora em hora. Por exemplo, se agora forem 7h da manhã, o perfil do Big Ben vai postar sete vezes a palavra “BONG”, representando as sete badaladas do famoso relógio inglês.
Evite temporais! Confira a previsão do tempo
Uma parceria entre o antigripal Naldecon e o canal ClimaTempo originou o conjunto de perfis que oferecem informações sobre o clima em 27 cidades brasileiras. A periodicidade das previsões do Twitter do Tempo é diária, informando as temperaturas mínima e máxima, se haverá sol durante o dia e se há possibilidade de chuvas. Clique na cidade sobre a qual você deseja ver as condições climáticas e acompanhe as mudanças para não ser pego de surpresa.sábado, 19 de março de 2011
11 coisas que você não deve postar no Twitter

Pense antes de tuitar, sugere o site do The Huffington Post. O Twitter, como todos sabem, é uma ferramenta de comunicação utilizada por aqueles que gostam de protestar, jornalistas, astronautas e até funcionários públicos. Mas, de acordo com o The Huffington Post, os tuiteiros devem ter cautela,uma vez que o serviço de microblog é também frequentado por empregadores, seguradoras, agentes da lei e até mesmo por criminosos. E com os sites de busca como Google e Bing integrando em seus resultados as atualizações do Twitter, é preciso ter ainda mais cuidado com o que se tuita.
Cento e quarenta é tão pouco que se torna tentador atualizar o Twitter sem se pensar no impacto que um simples tweet pode ter. Especialistas concordam que os usuários devem refletir um momento antes de tuitar, especialmente se essas atualizações são públicas, pois esse momento de reconsideração pode lhe poupar o emprego, sua segurança pessoal e até sua reputação conforme alerta o The Huffington Post. É claro que a lista não deve ser levada ao pé da letra, especialmente por se tratar de uma lista feita por um site norte-americano, onde a realidade é bastante diferente da brasileira, mas nunca é demais prevenir, certo?
Confira abaixo 11 coisas que você não deve fazer no Twitter e protega-se:
1. Confissões e fofocas do trabalho: Se você está indignado com seu chefe ou jogando Hookey no trabalho, é melhor não tuitar sobre isso. Além disso, alerta Amber Yoo, do site PrivacyRights.org, tuitar suas opiniões sobre coisas relacionadas ao trabalho pode lhe trazer problemas. "A menos que seja brilhante, não poste opiniões sobre sua empresa, clientes, produtos e serviços. Os empregadores estão cada vez mais acompanhando a conduta do empregado no Twitter", diz Yoo. "Um tweet pode lhe custar um emprego se você não for cuidadoso".
2. Informações pessoais e íntimas: Deixe detalhes da sua vida pessoal fora do Twitter. Um simples tweet e você pode colocar em risco sua identidade ao revelar, por exemplo, data e local de nascimento, número de segurança social, nome de solteiro ou o nome de solteira da sua mãe. O próprio Twitter recomenda que as pessoas sejam cautelosas, principalmente por conta dos esquemas de phishing - forma de fraude em que o fraudador se faz passar por uma pessoa ou por uma empresa confiável. "As pessoas nem sempre são quem dizem ser por trás do seu perfil no Twitter e você deve ser cauteloso em qualquer troca de informações que peça dados de contato privados, informações pessoais ou senhas", explica a Central de Ajuda do Twitter.
3. Localização exata: A ferramenta de geolocalização de suas mensagens no Twitter pode ajudá-lo a compartilhar sua posição sem desperdiçar alguns de seus preciosos 140 caracteres. Porém, essas "geotags" podem também ser utilizadas por stalkers - perseguidores - para descobrir a sua localização. A boa notícia é que você pode jogar essa ferramenta fora a qualquer momento.
4. Cronograma de férias: Pode parecer estranho, mas os assaltantes, de acordo com o The Huffington Post, têm admitido que usam as redes sociais para planejar assaltos a residências. Se você compartilhar em um tweet público que está saindo de férias por uma semana, está dizendo também que sua casa está abandonada por uma semana.
5. Sua rotina: "Seja cuidadoso e não compartilhe detalhes de sua rotina", diz Amber Yoo, do sitePrivacyRights.org. "Tuitar sobre andar até o trabalho, sobre onde você vai no seu intervalo para almoço, ou quando você volta para a casa pode ser perigoso porque permite que o criminoso o siga".
6. Nome dos seus filhos e a rotina deles: Crianças podem ser alvo fácil para predadores online e ladrões de identidade. Você pode manter seus filhos em segurança se deixar o nome deles fora das suas atualizações no Twitter e não postar onde você vai buscá-los e deixá-los todos os dias.
7. Atividades de risco: As companhias de seguros não são bobas. Nos últimos tempos, elas têm usado o Twitter para investigar pedidos de compensação e também para avaliar o cliente e os riscos que ele corre. Tuitar frequentes viagens com escaladas, por exemplo, podem resultar em valores mais altos das apólices. Se você já entrou com pedido de compensação da deficiência, ao menos nos EUA, sua companhia de seguros pode procurar seus tweets sobre as atividades de risco elevado e usá-las para complementar um caso contra você. É, cuidado.
8. Não troque ataques pessoais com outros usuários: A Central de Ajuda do Twitter recomenda que seus usuários não respondam ataques de provocadores: "Você pode encontrar no Twitter pessoas que você não gosta, que dizem coisas das quais você discorda e acha ofensivas. Por favor, permaneça cortês, mesmo se os outros não o forem. A retaliação pode reforçar o mau comportamento e apenas incentiva intimidações. Não responda ou retuite mensagens de bullying ou malvadas. Lembre-se que as coisas que você diz podem ser muito doloridas para as outras pessoas. Não se transforme num tirano".
9.Fotos com localidade: É arriscado publicar tweet com fotos que mostram como você se parece e como é a sua casa. Além disso, alguns smartphones incorporam automaticamente dados de geolocalização em suas fotos, fazendo com que você nem perceba o que está revelando com uma simples fotografia. Segundo o sitePrivacyRights.org, sua localização em tempo real pode indicar onde é sua casa e endereços de trabalho, seus padrões de deslocamento, que instituição religiosa visita, quantas vezes vai ao médico, de que comícios políticos você participou e até mesmo se está procurando conselhos de um advogado.
10. Tweets picantes ou fotos inapropriadas: "Os empregadores verificam rotineiramente o Twitter antes de contratar um indivíduo para ter referências das redes sociais que ajudam na hora de escolher seus futuros empregados", diz o fundador do Reputation.com, Michael Fertik. Faça um uso melhor do que o senso comum do upload de fotos para o Twitter - se você não quer que seu chefe ou sua avó vejam, é provavelmente uma boa ideia se segurar e mantê-las offline.
11.Não conte cada detalhe da sua vida: Você pode achar que não, mas tuitar constantemente pode incomodar outros usuários. Peneirar tweets pode ser uma tarefa desagradável."Esse tipo de tweet torna-se irritante, toma espaço e manda a atenção para outros usuários, links e comentários para longe", escreveu a PC World, que complementa: "se você tem muito o que dizer, talvez devesse ter um blog.
segunda-feira, 14 de março de 2011
Downlads TOP DA SEMANA
Downloads
|
quarta-feira, 9 de março de 2011
sexta-feira, 14 de janeiro de 2011
Bloqueie tweets indesejados e deixe a sua timeline mais limpa
Produtos e serviços revolucionários sempre trazem, também, novos problemas e situações das quais não gostaríamos de fazer parte. E com o Twitter, não é diferente.
A rede de microblogs acabou revolucionando o modo como as pessoas se comunicam na internet. São pequenas postagens, em no máximo 140 caracteres, mas que muitas vezes não trazem algo que realmente interesse a todo mundo.
Isso mesmo, ou será que você nunca passou pela situação de começar a seguir algum usuário de Twitter, para só depois perceber que a pessoa “twitta” a cada minuto, entupindo a sua timeline com assuntos que, muitas vezes, não lhe interessam?
Ou ainda, um novo programa de TV que gera um imenso número de comentários, sempre com alguma hashtag envolvida. Pois se isso realmente o incomoda, trazemos aqui algumas alternativas de como é possível ver-se livre destes problemas, lançando mão de alguns programas e extensões.
Filtrando através do Tweetfilter
Se você não curte utilizar clientes para Twitter e acessa a sua conta diretamente pelo navegador, existem algumas possibilidades interessantes. O Tweetfilter conta com versões tanto para Firefox como Chrome. Para baixar, escolha a versão correta:
Esta extensão funciona de maneira muito simples. Depois de instalada, ela insere novos campos no seu Twitter e a tarefa de bloquear algum usuário ou assunto fica muito fácil: assim que o tweet indesejado surgir, basta que você clique em “Filter” para determinar se deseja bloquear o usuário, o assunto, ou ainda, algum link que tenha sido citado.

No lado direito da tela você pode modificar vários parâmetros e assim, deixa tudo configurado da maneira que achar melhor. Além disso, uma nova aba também é inserida, e nela, você visualiza todas as postagens que foram filtradas pelo complemento.

Usando o cliente TweetDeck
Muitas pessoas utilizam o TweetDeck como instrumento para visualização do Twitter. Suas ferramentas são famosas e o aplicativo, construído através do Adobe AIR, é um dos mais conhecidos mundo a fora.
Entre as suas inúmeras possibilidades de configuração, o TweetDeck conta com uma ferramenta de filtro, cuja finalidade é bloquear determinados assuntos ou usuários que você mesmo pode escolher.
Para as definições desta função, clique no botão de configurações do aplicativo (Settings), localizado na parte superior direita da sua tela principal. Depois, vá até o campo “Global Filter” (Filtro global).

Nesta opção, você define quais são os parâmetros que deseja bloquear. São três campos disponíveis: “From people” (de pessoas) é onde você bloqueia tweets de outros usuários, ou então que contenham nomes específicos, Lucas Karasinski e @Lkarasinski, por exemplo.
No segundo, “Containing words” (que contém as palavras, em tradução livre) você consegue livrar-se de postagens que contenham determinadas palavras ou hashtags. Já no último campo, “From sources” (das fontes) o usuário consegue interromper o recebimento de mensagens que venham de outros programas, como o Facebook.
Para que as mudanças realizadas nestes campos tenham efeito, é necessário que você clique em “Save Settings” (salvar configurações) e depois reinicie o TweetDeck. Quando voltar, os filtros estarão em pleno funcionamento!
Outra opção
Existe uma alternativa ao TweetDeck e ela também funciona baseada em AdobeAir: o Mixero. Assim como o programa anterior, ele é um cliente e trabalha sem a necessidade de se abrir o Twitter no navegador.
Ele possui como pontos positivos ser completo e estar totalmente em português, o que facilita a vida da maioria dos usuários. Para baixar o Mixero, clique aqui.

Com o programa já em pleno funcionamento, clique no botão “Opções”, localizado na parte superior da tela. Depois, vá até o campo “Filtro global”. Ali, existem duas opções principais para filtrar mensagens no Twitter:
A primeira está relacionada a assuntos e é o campo onde você define quais discussões, palavras, enfim, conversas e postagens que não despertam o seu interesse. Já na segunda alternativa, você é capaz de bloquear usuários propriamente ditos. Basta definir quais não quer visualizar e suas mensagens não farão mais parte de sua timeline.
.....
Então, alguma de nossas dicas ajudou a resolver os problemas de sua timeline? Esperamos que sim, afinal de contas, “amigos, amigos, tweets à parte!”. Até a próxima!
quinta-feira, 13 de janeiro de 2011
Consulte o dicionário essencial para o Twitter
O Twitter não só mudou nossos hábitos, pensamentos e opiniões mas como mudou nosso vocabulário. Incluiu novos verbos e termos jamais usados e muito menos constaram no dicionário português. Além, é claro, o fato de escrever abreviando as palavras para dar menos de 140 caracteres. Selecionei algumas palavras muito usadas por aqui e alguns termos que vejo sendo usado por estrangeiros. Veja o resultado:
Termos | Definição/Função |
---|---|
Fail Whale | Um desenho de uma baleia que geralmente aparece quando o Twitter está fora do ar. |
Baleiar | Relacionado ao termo anterior, este novo verbo é usado quando aparece a tal baleia. "...foi quando o Twitterbaleiou...". |
FollowFriday | Ja tratado aqui no PT, se trata do fato de recomendar twitteiros para seus seguidores na sexta-feira. |
Tweet | Uma atualização no Twitter. |
Twitar | Sim, é um verbo criado pelos usuários brasileiros. Eu twito, Tu twitas, ele twita... |
Retweet | ou "RT". Postar conteúdo mandado por outros usuários. |
Follow | Seguir alguém. |
Follower | "Seguidor", são as pessoas que seguem as atualizações dealguém. |
Following | "Seguindo", são as pessoas que você segue. |
Celebritweet | Uma celebridade que usa Twitter. |
Dweet | Um Twitada, lamentavelmente, sob a influência de álcool. |
Egotwistico | Aqueles que tendem a falar sobre si próprio em excesso noTwitter. |
Followorthy | Um usuário que é digno de ser seguido. |
Illtwitterate | O leigo. |
Puntwit | Alguém dando opinião ou crítica contra o Twitter. |
Regurg-a-Tweet | O ato de re-twitar um tweet que alguém originalmentetwitou sobre você. |
Spitter | Um Twitteiro spammer |
Twacklist | Twitter + lista negra. |
Twewbie | Um novato no Twitter. |
Twacker | Um Twitter comandado por programação. Os bots. |
Twinfomercial | A venda de produtos, disfarçada em um Tweet. |
Twitterholic | Uma pessoa que é viciado em usar Twitter. |
Twitterkend | Uma pessoa que passa o fim de semana usando Twitter. |
Twequilibrio | Quando o número de seguidores corresponde exatamenteao número de pessoas que você siga. |
Twbot | Um robô que segue sua conta no Twitter. |
Foolower | Aquele que segue com o único objetivo de tentar obter seguidores. |
Twavatar | Avatar do twitter. Isso, a foto. |
Twitiqueta | Etiqueta usando o Twitter. |
Twerd | Twitteiro nerd. |
Assinar:
Postagens (Atom)